;


ORIGINAL NARUTO

domingo, 23 de agosto de 2009

Professor Lourival Martins e Colégio Euzébio de Queiroz : uma história de paixão pela educação


Lourival Martins de Souza, nasceu em 07 de fevereiro de 1937 vizinho município de Morro do Chapéu, casado com a senhora Maria Oliveira de Souza, com quem teve cinco filhos: Silvio, Junior, Luciano , Lízia e Simone.
Em 1945 chegou em Jacobina, para fazer admissão e no ano seguinte fez parte da segunda turma do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro. Em dezembro de 61 se formou em magistério.
No ano seguinte foi nomeado professor secundário na disciplina de matemática no mesmo educandario , lecionou até 1987. Na instituição também, foi vice-diretor.
Em 65. fundou a escola Ana Nery, que em se transformou em 81 Colégio Euzébio de Queiroz, tendo sido o primeiro, colégio particular de Jacobina. Cursou faculdade de Matemática e Ciências na Universidade Federal da Bahia — UFBA, concluindo em 1975.
O Professor Lourival tem orgulho em afirmar que por aquela casa de educação, passaram vários alunos que hoje são grandes profissionais ,das mais variadas áreas, em Jacobina, na Bahia e no Brasil.
No campo da política de Jacobina, Professor Lourival, foi Chefe de Gabinete do Executivo e Secretário de Educação. Como candidato a vereador, conseguiu sua primeira eleição em 1970, com 1.007 votos, sendo o mais votado. Em 1976, consegue outra votação expressiva, 1.477 votos. Tendo sido por duas vezes presidente daquela casa e duas vezes também secretário daquela Casa Legislativa. Sua última eleição para vereador foi em 1996.
Possui os títulos de cidadão dos municípios de Jacobina e de Várzea Nova. Nesse último, fundou em 1971 o colégio João de Souza Oliveira.
Colégio Euzébio de Queiroz -— Com os cursos de Científico e Técnico Agrícola nascia em 1981, na cidade de Jacobina, o Colégio Euzébio de Queiroz, que até hoje é referência em educação. Tem como pontos positivos, dentre outros, a disciplina e a qualidade no ensino.
O Euzébio de Queiroz tem uma história de sucessos, a exemplo da Fanfarra, que levou o mesmo nome, sendo esta várias vezes eleita a melhor banda de fanfarras da Bahia.
Na década de 90 a aluna Katiane Silva Vasconcelos, foi a primeira colocada em todo o nordeste, no concurso de Redação promovido pelo Banco do Nordeste do Brasil.
Na mesma década, o educandário ganhou o importante prêmio Ciranda da Ciência da Fundação Roberto Marinho e do laboratório Hoechest. Uma equipe de dois professores e oito alunos foram a São Paulo representar a Bahia, com todas as despesas pagas pelos patrocinadores, o motivo deste prêmio foi a extração de álcool a partir da folha do sisal. O educandário tem ainda o selo Escola Solidária do Governo Federal.
Quem visita o Colégio Euzébio de Queiroz, fica encantado com o estado de conservação, e a beleza, principalmente dos seus jardins.
( Jornal Tribuna Regional-Jacobina-BA)

2 comentários:

  1. Olá...

    Estou a procura de uma professora que trabalhou neste Colégio. O Nome dela é Iranilde de Jesus Cordeiro, mais conhecida como Profª Irá.

    Ela é uma prima que perdemos contato já faz alguns anos e estamos a procura dela.

    Se tiver algum contato dela eu agradeceria muitíssimo. Pode enviar informãções para o e-mail flaviany@gmail.com.

    Muito obrigada
    Flaviany

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber, se vcs tem informação sobre uma professora que lecionava aí na década de 80. Precisamnete em 1985/86. É que gostaria de ter um contato com ela.Fui aluna do colégio e ela minha professora.
    Laudicéia
    E-mail: laudibotafogo@hotmail.com

    ResponderExcluir